
Mas isso tem fundamento?
Quando se perde muito suor durante qualquer atividade, o que perdemos é água e esse processo poderá provocar uma desidratação ou uma redução da pressão arterial do indivíduo enquanto pratica a atividade física. (Obs: a água evidentemente tem um peso e esse peso volta quando nos hidratamos novamente).
Mas então, por que suamos?
O suor é uma “proteção” do organismo contra o aumento excessivo de temperatura corporal. Quando a temperatura corporal aumenta demais como, por exemplo, durante a prática de atividade física, o corpo libera o suor para que haja um resfriamento dessa temperatura anormal. Mas há um requisito importante para que essa temperatura seja retirada do corpo para o exterior (ambiente): o suor deve evaporar!
Caso contrário, a temperatura central pode alterar tanto que, em alguns casos, pode chegar a desnaturar proteínas.
Mas então, qual a relação do suor com o gasto calórico?
Para evaporar o suor, ou seja, mudar o estado físico da água de líquido para gasoso, o corpo gasta algumas calorias (cerca de 580 calorias por litro de suor evaporado) e dessa forma, pela evaporação da água, o calor corporal sai do corpo para o ambiente (essa é uma das formas que o corpo tem de retirar o calor excessivo do organismo).
Nos momentos em que suamos e, o suor escorre, o processo de evaporação fica prejudicado e o que perdemos é uma grande quantidade de água. Dessa forma corremos o risco de ter uma desidratação e isso pode ser muito perigoso para o organismo.
Podemos tomar algumas atitudes para facilitar a evaporação, o resfriamento do corpo e ainda se manter hidratado:
– Faça atividade física em ambientes arejados e ventilados.
- Observe a umidade relativa do ar antes de pensar em fazer alguma atividade física. Em ambientes muito úmidos o suor tem dificuldade em evaporar e a temperatura corporal costuma aumentar muito.
- Utilize roupas apropriadas para fazer atividades físicas. Vários estudos conseguiram provar que roupas de algodão são as que mais facilitam a evaporação do suor e a troca de temperatura entre o corpo e o ambiente.
- Quando for praticar atividade física na rua procure faze-la sempre a sombra e beba água fria constantemente.
- Em dias muito quentes aguarde os horários com menor temperatura para praticar atividades físicas.
- Tome cuidado com a água de piscinas aquecidas. Temperaturas muito altas (acima de 30º C) prejudicam o resfriamento do corpo e ainda ajudam a aumentar a temperatura corporal.
Pratique atividade física consciente de tudo o que está fazendo com seu organismo. Para isso procure um profissional de educação física qualificado para lhe orientar da melhor forma. Tome os cuidados necessários para emagrecer com saúde!
www.maisqualidadedevida.com.br
sabe que eu sempre achava q qdo suava bastante eu tava emagrecendo, como a gente pensa errado né, bah to sempre aprendendo
ResponderExcluirbjim flor
Oi Rafa...excelente matéria!!! bjim no coração
ResponderExcluir