Bem vindo...
Fiz esse blog pra ajudar a mim e outros que muitas vezes querem boas dicas e não sabem onde procurar. Então resolvi juntar as melhores que encontro e dividi - las por assunto, assim quando precisar procuro num só lugar.
No lado direito do blog tem as postagens divididas por assunto, veja se acha o que procura, se não encontrou deixe um comentário pedindo, farei o possível pra achar algo que ajude. Ah, não esquece de participar da enquete...
Boa leitura!!!!

26 de abril de 2011

Caminhada x Dores nos pés

Sentir dores nos pés durante ou após a caminhada pode estar relacionado ao tipo de pisada que cada indivíduo tem.  A observação desse aspecto e de outros como a utilização de um tênis adequado podem ajudar a reduzir os sintomas de dor e prevenir para que lesões não apareçam.

Pessoas que sentem muitas dores na parte interna ou externa dos pés durante exercícios físicos, principalmente durante a caminhada e corrida, podem estar distribuindo o peso do corpo de forma irregular para alguma área específica do pé durante a deambulação. Esse aspecto está relacionado principalmente ao formato do pé e ao tipo de pisada que o indivíduo tem enquanto caminha.

Existem três tipos de pisadas: pronada, supinada ou neutra.


A pisada pronada ocorre quando o indivíduo concentra o impacto na parte medial (interna) dos pés, essa pisada é muito comum em pessoas com pé chato e podem causar dor e ou lesões na parte interna dos calcanhares e pés.







Pisada supinada, nesse tipo de pisada o indivíduo concentra o impacto na parte lateral (externa) dos pés, essa é uma característica de quem tem pés cavos e pode causar dor e ou lesões na parte externa dos pés.









Pisada neutra essa pisada é a mais correta e o indivíduo consegue distribuir o impacto igualmente em todas as regiões dos pés.








A carga distribuída de forma irregular para uma das partes dos pés pode afetar também as articulações dos joelhos, quadris e coluna. Na prática isso poderá causar uma fratura por estresse mesmo que a pessoa não sofra nenhum tipo de impacto extra.

Para evitar que isso ocorra é necessário fazer um estudo do pé antes de comprar um tênis para praticar esportes.
Para pés com pisadas supinadas o mais indicado é que o tênis seja macio em toda sua extensão, principalmente na parte dos calcanhares.
Os pés com pisadas pronadas o mais indicado é que o tênis deve contar com um reforço na parte interna do pé. A utilização de um calçado inapropriado pode causar dores na sola dos pés podendo evoluir para um fascite plantar.

Outras dicas para um bom caminhar:
  • Durante a caminhada inicie a pisada com a parte da frente dos pés, sem sobrecarregar os dedos, em seguida, pise com o calcanhar e passe o peso do corpo novamente a parte da frente dos pés terminando com o apoio dos dedos.
  • Durante a transferência de peso para todas as regiões dos pés certifique-se de que não está sobrecarregando uma parte mais do que a outra e mantenha sempre a coluna ereta.

Se você já sente dores nos pés, joelhos e quadril, procure um ortopedista antes de iniciar as atividades físicas e mãos a obra!

www.maisqualidadedevida.com.br

Um comentário:

  1. hummm descobri que piso errado flor, tenho pisada pronada .... vou ver se me acerto no tenis
    bjim e boa dica

    ResponderExcluir