Bem vindo...
Fiz esse blog pra ajudar a mim e outros que muitas vezes querem boas dicas e não sabem onde procurar. Então resolvi juntar as melhores que encontro e dividi - las por assunto, assim quando precisar procuro num só lugar.
No lado direito do blog tem as postagens divididas por assunto, veja se acha o que procura, se não encontrou deixe um comentário pedindo, farei o possível pra achar algo que ajude. Ah, não esquece de participar da enquete...
Boa leitura!!!!

15 de fevereiro de 2011

Elimine dez duvidas comuns sobre dietas...

Você já deve conhecer as regras gerais para emagrecer: alimentar-se de forma saudável e praticar exercícios físicos. Mas sempre existe aquela pulga atrás da orelha com algumas coisas que as pessoas dizem sobre dietas. Para eliminar boa parte dessas dúvidas, a responsável pela equipe nutricional do site Minha Vida, Roberta Stella, responde a dez das dúvidas mais frequentes de quem está tentando emagrecer.

"É sempre bom aprender um pouquinho mais, principalmente com uma especialista..."

1 - Reeducação alimentar é mesmo o único jeito de perder peso e depois manter a boa forma?
Sim. Não existe outra maneira segura para se eliminar peso e, o mais importante, mantê-lo após atingir seu objetivo. A mudança deve ser gradual, mas efetiva. Sempre pensar a longo prazo.

2 - É possível emagrecer e nunca mais voltar a engordar?
Claro que sim. A boa alimentação é um controle que todos temos que ter durante toda a vida. Quem já teve problemas com excesso de peso corre um maior risco de voltar a ganhar peso, já que atitudes alimentares inadequadas estão tão arraigadas no dia a dia que um descontrole pode ser o estopim para voltar ao ganho de peso. É importante lembrar que o cuidado com a alimentação não deve ser somente durante o emagrecimento, mas, após atingir o peso desejado, deve-se trabalhar para controlá-lo.

3 - Para reduzir quilos, é necessário fazer poucas refeições?
Evidentemente, se forem realizadas poucas refeições durante o dia, a quantidade de calorias do dia será baixa, o que levará à redução de peso. Entretanto, uma restrição excessiva irá prejudicar o emagrecimento futuramente, já que a tendência é a da redução do metabolismo. Agora, para mantê-lo sempre ativo, é necessário fazer as três refeições principais e dois pequenos lanches entre elas, respeitando a quantidade de calorias indicadas para que o emagrecimento comece.

4 - Comer à noite engorda?
Não. O que faz com que haja o ganho de peso é a quantidade calorias maior do que a necessidade. Se as calorias estiverem adequadas para que não haja o ganho de peso e os alimentos estiverem bem distribuídos, fazer uma refeição à noite será indicado

5 - Salada ingere-se antes, durante ou depois?
A salada deve abrir a refeições. Isso porque ela dá maior sensação de saciedade, já que é rica em fibras e água. Por conter baixas calorias, ela pode ser consumida em maior quantidade. Após ingerir a salada, passa-se para os pratos quentes. Entretanto, é importante ressaltar que, muitas vezes, todo o prato é feito de uma vez, por exemplo, em um restaurante por quilo. O importante é reservar meio prato para as verduras e legumes e, o restante, fica para os acompanhamento e carne.

6 - Frutas, verduras e legumes são alimentos liberados na dieta?
Não. Excesso de frutas e legumes pode prejudicar o emagrecimento. Por exemplo, há pessoas que consomem suco de frutas ao invés de água sem perceber que frutas também têm calorias e, em excesso, podem prejudicar o objetivo final. Todos os nutrientes possuem uma recomendação e, por isso, é necessário ter equilíbrio para não ultrapassar a quantidade recomendada.

7 - Beber água durante as refeições faz o ponteiro da balança subir?
Água não contém calorias e, portanto, não engorda. Durante as refeições é indicada a ingestão de um copo médio (250 ml). A água (pode ser outra bebida como sucos naturais) irá ajudar a umedecer os alimentos facilitando a digestão deles. Em excesso, o líquido irá diluir o ácido gástrico, o que prejudicaria o processo digestivo.

8 - É mesmo necessário beber dois litros de água por dia?
A indicação é para que não se espere sentir sede para beber água. Os alimentos como verduras, legumes e frutas são ricos em água. Por isso, dois litros para uma pessoa pode ser excessivo enquanto para outra é necessário.

O importante é ter uma garrafinha de água sempre por perto e beber pequenos goles frequentemente. De um a dois litros por dia é a quantidade indicada.

9 - Chá verde emagrece?
Não. O chá verde é rico em antioxidantes que protegem contra o envelhecimento celular. Ele é conhecido também por acelerar o metabolismo e, consequentemente, queimar mais calorias. Entretanto, esse efeito, conhecido como termogênese, é encontrado em todos os alimentos, já que, para metabolizar, são gastas calorias com a digestão e absorção de nutrientes. Essa aceleração no metabolismo não é suficiente para o emagrecimento ocorrer apenas pela ingestão do chá. A alimentação deverá sofrer modificações para que haja a eliminação de peso.

10 - Quando envelhecemos, ganhamos peso?
Sim, conforme a idade avança, há a perda de músculo, o tecido ativo do corpo que faz com que haja queima de calorias. Dessa maneira, é importante manter uma rotina de atividades físicas e ter uma alimentação adequada para que o peso se mantenha dentro do adequado evitando, assim, o ganho de quilos com o avanço da idade.

Bjsssss

2 comentários:

  1. hummm gostei de ver sobre a agua nas refeições, uns dizem q não pode e parei total, e vi q pode sim mas com moderação
    adorei as dicas flor

    ResponderExcluir