Bem vindo...
Fiz esse blog pra ajudar a mim e outros que muitas vezes querem boas dicas e não sabem onde procurar. Então resolvi juntar as melhores que encontro e dividi - las por assunto, assim quando precisar procuro num só lugar.
No lado direito do blog tem as postagens divididas por assunto, veja se acha o que procura, se não encontrou deixe um comentário pedindo, farei o possível pra achar algo que ajude. Ah, não esquece de participar da enquete...
Boa leitura!!!!

2 de março de 2011

Suar Emagrece?

Muita gente pensa que perder grande quantidade de suor durante a malhação é sinal de maior gasto calórico. Observam-se até hoje, em academias, casos de pessoas que vestem roupas de tecido grosso ou enrolam plástico em volta do corpo para facilitar o processo de perda de peso.

Mas isso tem fundamento?

Quando se perde muito suor durante qualquer atividade, o que perdemos é água e esse processo poderá provocar uma desidratação ou uma redução da pressão arterial do indivíduo enquanto pratica a atividade física. (Obs: a água evidentemente tem um peso e esse peso volta quando nos hidratamos novamente).

Mas então, por que suamos?

O suor é uma “proteção” do organismo contra o aumento excessivo de temperatura corporal. Quando a temperatura corporal aumenta demais como, por exemplo, durante a prática de atividade física, o corpo libera o suor para que haja um resfriamento dessa temperatura anormal. Mas há um requisito importante para que essa temperatura seja retirada do corpo para o exterior (ambiente): o suor deve evaporar!
Caso contrário, a temperatura central pode alterar tanto que, em alguns casos, pode chegar a desnaturar proteínas.

Mas então, qual a relação do suor com o gasto calórico?

Para evaporar o suor, ou seja, mudar o estado físico da água de líquido para gasoso, o corpo gasta algumas calorias (cerca de 580 calorias por litro de suor evaporado) e dessa forma, pela evaporação da água, o calor corporal sai do corpo para o ambiente (essa é uma das formas que o corpo tem de retirar o calor excessivo do organismo).
Nos momentos em que suamos e, o suor escorre, o processo de evaporação fica prejudicado e o que perdemos é uma grande quantidade de água. Dessa forma corremos o risco de ter uma desidratação e isso pode ser muito perigoso para o organismo.

Podemos tomar algumas atitudes para facilitar a evaporação, o resfriamento do corpo e ainda se manter hidratado:

- Antes, durante e após a atividade física beba bastante água de preferência fria.

– Faça atividade física em ambientes arejados e ventilados.

- Observe a umidade relativa do ar antes de pensar em fazer alguma atividade física. Em ambientes muito úmidos o suor tem dificuldade em evaporar e a temperatura corporal costuma aumentar muito.

- Utilize roupas apropriadas para fazer atividades físicas. Vários estudos conseguiram provar que roupas de algodão são as que mais facilitam a evaporação do suor e a troca de temperatura entre o corpo e o ambiente.

- Quando for praticar atividade física na rua procure faze-la sempre a sombra e beba água fria constantemente.

- Em dias muito quentes aguarde os horários com menor temperatura para praticar atividades físicas.

- Tome cuidado com a água de piscinas aquecidas. Temperaturas muito altas (acima de 30º C) prejudicam o resfriamento do corpo e ainda ajudam a aumentar a temperatura corporal.


Pratique atividade física consciente de tudo o que está fazendo com seu organismo. Para isso procure um profissional de educação física qualificado para lhe orientar da melhor forma. Tome os cuidados necessários para emagrecer com saúde!

www.maisqualidadedevida.com.br


2 comentários:

  1. sabe que eu sempre achava q qdo suava bastante eu tava emagrecendo, como a gente pensa errado né, bah to sempre aprendendo
    bjim flor

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafa...excelente matéria!!! bjim no coração

    ResponderExcluir